A Central de Segurança do Windows relata que o Antivírus ou Firewall do Bitdefender está desligado

A Central de Segurança do Windows monitora o status de segurança e integridade do seu PC e notifica você se alguma ação for necessária para solucionar problemas de segurança cibernética, problemas de desempenho do dispositivo ou outras vulnerabilidades. Na maioria das vezes, quando a Central de Segurança do Windows informa que o Bitdefender Antivirus e/ou o Bitdefender Firewall estão desativados, provavelmente é apenas um problema de exibição. Em outras palavras, embora o Bitdefender esteja funcionando corretamente e protegendo seu PC, o Action Center mostra o contrário porque o Windows não verifica o status real do seu computador. Existem algumas medidas que você deve tomar para verificar se as notificações são genuínas e impedir que o Windows relate que os recursos de segurança do Bitdefender estão desabilitados:

  • Use a Central de Segurança do Windows para ativar os módulos Bitdefender indicados como desativados.
  • Certifique-se de que os módulos Antivírus e Firewall estejam ativados na interface do Bitdefender.
  • Redefina a Central de Segurança do Windows para garantir que não seja um mau funcionamento que cause alarmes falsos.

Se a Central de Segurança do Windows relatar que o Antivírus ou Firewall do Bitdefender está desativado, siga as etapas abaixo para corrigir o problema.

 

Etapa 1 - Ative o Bitdefender Antivirus na Central de Segurança do Windows

Use o Windows para ativar os módulos Bitdefender indicados como desligados clicando no botão Ativar.

Se houver apenas uma opção, você pode clicar em Ativar e depois escolher "Sim" na caixa de diálogo Controle de Conta de Usuário, para confirmar que você confia neste editor e deseja executar o programa Bitdefender.

Ative o Bitdefender Antivirus na Central de Segurança do Windows

Se houver várias opções, por favor, em Ver programas antivírus / Ver programas antispyware / Ver opções de firewall e, em seguida, escolha ativar o(s) recurso(s) do Bitdefender.

Vá para a próxima etapa se o Windows continuar a relatar que o Bitdefender Antivirus / Firewall está desativado ou suspenso.

 

 

Etapa 2 - Habilite o Escudo Bitdefender/Firewall

Em seguida, verifique se o Antivírus ou o Firewall (o módulo que a Central de Segurança do Windows informa estar desativado) está realmente desabilitado na interface do Bitdefender.

Para verificar o status do Antivírus

1. Inicie seu programa de segurança Bitdefender a partir do atalho Bitdefender na área de trabalho.

2. No lado esquerdo da interface principal, escolha a seção "Proteção".

3. Em seguida, clique em "Abrir" no painel "Antivírus".

Antivirus

4. Na guia "Avançado", certifique-se de que o Escudo Bitdefender esteja na posição ligado (interruptor azul).

Escudo Bitdefender

Se o Escudo Bitdefender estiver desativado, tente ligá-lo e verifique se o alerta de segurança do Windows desaparece.

 

Para verificar o status do Firewall

Para verificar se o Bitdefender Firewall está ativado, retorne à seção "Proteção" e ative a opção "Firewall".

Firewall

Se o Firewall estiver desabilitado, tente ativá-lo e verifique se o alerta de Segurança do Windows desaparece. O que fazer quando o Bitdefender Firewall não pode ser ativado ou se desliga.

 

 

Etapa 3 - Redefinir a Central de Segurança do Windows

Se você descobrir que o Bitdefender Antivirus / Firewall está realmente ativado, mas o Windows ainda informa o contrário, a Central de Segurança do Windows provavelmente está com defeito. Recomenda-se redefinir a Central de Segurança do Windows em seu computador, a fim de reparar este aplicativo e certificar-se de que não está funcionando mal, causando falsos alarmes. Três métodos diferentes podem ser usados ​​para redefinir o aplicativo Segurança do Windows e listaremos cada um deles abaixo.

 

Método 1: Redefinir a Central de Segurança do Windows nas configurações do aplicativo

Esta é a maneira mais fácil de redefinir o recurso de segurança do Windows.

ⓘ  Observação: esse método de redefinição funciona apenas no Windows 8, Windows 10, Windows 11 e versões mais recentes do Windows.

1. Clique no menu Iniciar ⊞ do Windows na barra de tarefas e digite Segurança do Windows, depois clique em ⚙︎ Configurações do aplicativo no lado direito dos resultados da pesquisa.

Segurança do Windows

2. Nas configurações de Segurança do Windows, role para baixo e clique no botão Redefinir.

Redefinir a Central de Segurança do Windows

3. Confirme a ação de redefinição quando solicitado e reinicie o computador para concluir o processo de reparo.

 

 

Método 2: Redefinir a Segurança do Windows com o PowerShell

Você também pode usar o PowerShell para redefinir a Central de Segurança do Windows.

1. Primeiro, inicie o Windows PowerShell usando direitos de administrador:

  • Clique no menu Iniciar ⊞ do Windows na barra de tarefas.
  • Digite powershell
  • Clique com o botão direito do mouse no Windows PowerShell na lista de resultados da pesquisa e selecione Executar como administrador.

Powershell

2. Copie e cole Get-AppxPackage | % { Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register "$($_.InstallLocation)\AppxManifest.xml" -verbose } na janela do PowerShell.

Redefinir a Segurança do Windows com o PowerShell

3. Em seguida, pressione Enter no teclado para executar o comando acima e aguarde o término do processamento.

4. Feche o PowerShell quando o processo estiver concluído e reinicie o computador.

 

 

Método 3: Redefinir a Central de Segurança do Windows na linha de comando

Esse método usa o prompt de comando para resolver problemas da Central de Segurança do Windows.

a) Primeiro, abra um prompt de comando elevado: clique no menu Iniciar ⊞ do Windows na barra de tarefas e digite cmd clique com o botão direito do mouse em Prompt de comando nos resultados e escolha Executar como administrador.

cmd

 

b) Na janela do prompt de comando, digite ou copie e cole o comando abaixo e pressione Enter no teclado.

winmgmt /verifyrepository

Redefinir a Central de Segurança do Windows na linha de comando

 

c) Você obterá um destes dois resultados:

O repositório WMI é consistente. Isso significa que nenhum problema foi detectado. Prossiga para a etapa f)

O repositório WMI é inconsistente. Significa que foram encontrados problemas. Prossiga para o passo d)

 

d) Para reconstruir o repositório digite o comando abaixo e pressione Enter

winmgmt /salvagerepository

 

e) Você receberá um dos resultados abaixo:

O repositório WMI é consistente - significa que nenhum problema foi detectado. Vá para a etapa f)

Falha na recuperação do repositório WMI - O comando falhou ao reconstruir o repositório WMI. Tente repetir o passo d) novamente.

O repositório WMI foi recuperado - significa que o repositório WMI foi reconstruído com sucesso. Vá direto para a etapa final g)

 

f) Redefina o repositório para seu estado inicial usando o comando abaixo e pressione Enter no teclado

winmgmt /resetrepository

 

g) Agora reinicie o computador para aplicar as alterações. Depois de iniciar o Windows novamente, verifique se a central de ações do Windows funciona corretamente.