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Perfil de loira desconhecida tem 93,6% de aprovação de novos amigos

September 2010


Estudo mostra que muitos usuários revelaram informações aparentemente confidenciais sobre seus locais de trabalho, estratégias futuras e tecnologias/software não lançados.

De acordo com o Internet World Stats, as pessoas estão passando mais tempo online, utilizando a internet 390% a mais entre 2000 e 2009. Ao longo desse período, a popularidade das redes sociais cresceu, como mostra este estudo, que é focado na facilidade que os usuários de redes sociais têm para conhecer novas pessoas, de forma virtual, aceitando solicitações de amizade enviadas por completos desconhecidos e em que tipo de informação eles divulgam para esses novos amigos.

Metodologia

A metodologia usada nesse estudo é muito simples. Primeiro, foi escolhida uma rede social. A escolha foi baseada no fato que a rede era grande o suficiente para tornar possível que a amostra de “amigos” se enquadrasse nos critérios de representatividade.

Segundo, um perfil-teste foi criado para analisar a “taxa de amizade” em função de sexo, idade e interesses. Esse perfil-teste é de uma mulher loira, de 21 anos, que age como uma interlocutora muito ingênua.

2,000 usuários foram selecionados para se tornarem amigos do perfil-teste. Esses usuários foram escolhidos randomicamente, de forma a cobrir diferentes aspectos: sexo (1.000 mulheres, 1.000 homens), idade (a amostra variou entre 17 e 35 anos, com uma média de 27,3 anos de idade - SD = 5,85), interesses e profissões.

Os dados foram coletados em duas etapas. A primeira incluiu o envio de solicitação de amizade para os 2.000 usuários e a compilação das informações sobre a facilidade com que eles aceitam um desconhecido como seu amigo, classificadas por sexo, idade e interesses.

O tempo planejado para essa primeira parte foi de uma semana (da manhã de segunda até a tarde de domingo).

O segundo passo incluiu uma conversa rápida com alguns desses novos amigos, par ver que tipo de informação eles gostariam de compartilhar com uma pessoa desconhecida, após duas horas de conversa. As pessoas deste segundo grupo foram escolhidas de forma a garantir e heterogeneidade dos grupos pesquisados.

Resultados

Depois de uma semana, as solicitações de amizade foram um sucesso: dos 2.000 pedidos enviados pelo perfil-teste, 1.872 foram aceitos. A “taxa de amizade” (número de novos amigos por dia) está ilustrada na figura 1.

Figura 1: “Taxa de amizade” – número de amigos por dia do perfil-teste

Os novos amigos eram de todo o mundo, e seus interesses e profissões cobriam uma ampla gama de domínios. Uma análise das profissões e dos interesses dessas pessoas foi realizada, para entender seu comportamento. A área de “indústria de TI” foi dividida em 4 diferentes sub-áreas: “segurança de TI”, “entretenimento”, “software’ e “hardware”. Os resultados desta etapa estão na Tabela 1.

INDÚSTRIA

 

AMIGOS (%)

TI total)

 

86

 

Segurança de TI

31

 

entretenimento

17

 

software

16

 

hardware

22

vendas

 

2

arte

 

1

Arquitetura/construção

 

4

Organizações públicas

 

7

Tabela 1: Amigos (%) vs. diferentes profissões/interesses

 

Outro aspecto pesquisado foi a reação das pessoas à solicitação de amizade na rede social, isto é, se eles são céticos ou aceitam – sem uma palavra – um novo amigo desconhecido no seu grupo. Foram definidos 4 tipos de ceticismo:

Nível 1: usuários muito crédulos – aceitam a amizade sem perguntas

Nível 2: usuários crédulos – aceitam a amizade depois de uma conversa de 1 ou 2 linhas

Nível 3: usuários céticos – aceitam a amizade depois de uma conversa de 3 a 5 linhas*

Nível 4: usuários que não aceitam desconhecidos como amigos

*Por causa da amostra ampla (2.000 usuários), a conversa maior que 5 linhas foi considerada uma ação de consume de tempo, e não um esforço razoável para cooptar um único amigo.

Os resultados mostraram que 81% aceitaram a solicitação do perfil-teste sem fazer perguntas.

Análise

Uma primeira análise dos dados compilados revelou que, normalmente, em uma rede social a primeira impressão conta muito: uma mulher jovem com uma ótima aparência sempre atrairá muitos amigos. 94% dos 2.000 usuários aceitaram a amizade com o perfil-teste.

A análise do “nível de ceticismo” versus profissões/interesses dos novos amigos revelou resultados surpreendentes: mais de 86% dos crédulos que aceitaram se tornar amigos do perfil-teste vêm da indústria de TI, sendo que 31% deles trabalham em segurança de TI.

Este resultado era inesperado, uma vez que quase todas as empresas de segurança de TI concentram esforços em ameaças virtuais associadas às redes sociais. Isso foi testado contra a motivação dos usuários da indústria de segurança de TI para tornarem-se amigos da garota loira, com o objetivo de assegurar que eles não aceitaram a solicitação de amizade apenas para ter material para suas próprias pesquisas. Todos esses usuários foram questionados sobre suas motivações em aceitar a solicitação e aqui estão as respostas: ela tem uma cara adorável (53%), um rosto conhecido, mas não me lembro onde nos conhecemos (17%), uma pessoa que trabalha na mesma área (24%), um perfil interessante (6%).

Ainda na análise do nível de ceticismo, 20 pessoas que aceitaram a solicitação de amizade foram escolhidas para continuar a pesquisa. Essas pessoas foram convidadas para uma conversa individual, em tempo real e por escrito, com a garota utilizando um software específico, simultaneamente.

Algumas teorias, como “a teoria da presença social” e/ou “ a teoria da sugestão do contexto social” concordam que enquanto a presença social cai, e com a falta de sinais sociais, os relacionamentos se tornam menos pessoais e íntimos. Em contraste, foi discutido que o anonimato permite que, durante conversas digitadas em tempo real, as pessoas divulguem mais informações do que se estivessem em relacionamentos cara a cara (Whitty & Gavin, 2000, 2001).

O experimento revelou que a maioria dos usuários mais vulneráveis parece ser dos que trabalham na indústria de TI: depois de meia hora de conversa, 10% forneceram à moça loira informações pessoais importantes como: endereço, número de telefone, nome dos pais, etc – informações geralmente utilizadas em questões para recuperar senhas.

Figura 2: Informações pessoais fornecidas após meia hora de conversa (% do total de interlocutores)

Além disso, depois de 2 horas de conversa, 73% revelaram informações aparentemente confidenciais sobre seus locais de trabalho, como estratégias futuras e tecnologias/software não lançados. 

 

Figure 3: Informações potencialmente confidenciais fornecidas após 2 horas de conversa (% do total de interlocutores)

Conclusão

Os resultados desse estudo sugerem que não apenas usuários de redes sociais aceitam pessoas desconhecidas em seus grupos com base em apenas uma foto legal do perfil, como também tendem a fornecer informações importantes após um período curto de conversa online. Isso significa que as redes sociais atuam tanto como um local de encontros em que as pessoas podem se apresentar e se comunicar, como um ponto para início de amizades virtuais – o que faz com que as pessoas divulguem muito mais informações devido à ilusão do anonimato.

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